A imagem nos meios digitais está ganhando importância. Elas como qualquer outro tipo de documento, tem seus problemas para ser armazenada e recuperada. E tem se desenvolvido meios de armazená-la e torná-la disponível para o usuário. Esses meios são serviços de banco de dados de imagens.
Esses bancos trabalhando armazenando imagens, em sua maioria fotos. Essas fotos podem ser tanto digitais quanto analógicas digitalizadas. Os usuários podem acessar desde sites que a oferecem gratuitamente ao público até as que cobram pela imagem. As fotografias analógicas são digitalizadas por softwares que escaneiam a foto reproduzindo ela no computador.
Um dos maiores banco de imagens do mundo é o Shutterstock e todos os dias são adicionadas milhares de imagens como fotografias, ilustrações entre outras.
No Brasil temos o banco Agência O Globo com cerca de 13 milhões de fotos. E o site FOLHAPRESS com 600mil imagens fotojornalísticas.
Através desses e outros banco de imagens que temos disponíveis na Internet, podemos ver como a imagem está se tornando eminente no contexto da informação.
Uma expressão muito conhecida no dito popular é que um gesto vale mais que mil palavras. Hoje podemos dizer que uma imagem está equivalendo a mil palavras. Claro que a imagem não irá substituir as palavras, pois são duas coisas que trabalhadas juntas e com moderação podem ser muito importantes para difundir a informação.
Voltando ao foco: imagem. Ao armazenar a imagem, ela também passar por um processamento técnico, ou seja, são classificadas, indexadas e catalogadas. Esse processo é necessário para a disponibilização ao usuário. Pois é aí que a foto irá ser inserida numa "categoria" para facilitar e permitir a busca dos usuários.
Porém ao trabalhar com imagens deve sempre ter cuidado com os direitos autorais. Em fotografias, as pessoas que aparecem nela devem estar cientes que sua imagem está ali.
Existem bancos de imagens pagos e gratuitos. Ambos tem suas qualidades, mas ao exibir a imagem desses bancos de dados, é recomendável que se cite a fonte.
Um exemplo de banco de imagem que pede que seja citado a fonte é o Senado Federal.
O limite está nas mãos dos fotográfos.
Exemplos de imagens tiradas do banco de imagens Stockvault:
REFERÊNCIAS
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. TEMA 3: Banco de Imagens Digitais.
BARBIERI, Cristina Correia Dias. et all. Gerenciamento eletrônico de documentos: criação de um banco de informações e imagens no Arquivo Permanente da UNICAMP. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, BIBLIOTECAS, CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MUSEUS, 1., 2002. Textos... São Paulo: Imprensa Oficial, 2002. P. 53-66.
CASTAÑO, Jesús E. Muñoz. Banco de imágenes: evaluación y análisis de los mecanismos de recuperación de imágenes. El profesional de La información, v. 10, n. 3, p. 4-18, marzo 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário