domingo, 3 de outubro de 2010

Informação em formato de vídeo


Com o avanço tecnológico, o trabalho do bibliotecário também evolui e fica mais dinâmico.
Como sabemos, o trabalho do bibliotecário é a gestão de informação, sendo que ele é o responsável por armazenar, classificar e disseminar a informação independente do suporte.
Um dos suportes que tem sido usado, atualmente, é os vídeos.
Vídeos são suportes audiovisuais que passam informações através de imagens e sons. A informação em vídeo tem suas vantagens e desvantagens.
Na escrita, podemos ser mais detalhistas porém também podemos era ambíguos. Nos vídeos deve-se produzir uma imagem capaz  de passar a toda a informação. Os detalhes podem aparecer no cenário, e mesmo não sendo ambíguo pode ocorrer do usuário interpretar incorretamente a informação ou não codificá-la mentalmente.
Em forma de vídeos a informação pode ser transmitida em forma de documentários.
Um exemplo de documentário é A Marcha dos Pinguins que documenta a vida dos pingüins durante o período de inverno na Antártica para se reproduzirem.
A sinopse completa pode ser lida no site Adorocinema.
E este é o link para o  trailer:  http://www.youtube.com/watch?v=0Sv_XfMVQ2g


O recurso dos vídeos também é usado para aulas à distância. Podendo ser em formato de DVD, VHS ou até mesmo online na Internet. Um exemplo de site que disponibiliza aulas práticas online é o CifraClub na sessão CifraClub TV.
Em exemplo de aula é esse:
http://www.youtube.com/watch?v=8XjDqvm3c9Q&feature=player_embedded

Todo  vídeo pode repassar informação, pois esse recurso audiovisual baseia-se na vida real. E a vida real em toda sua complexidade é um grande conjunto  de informações.
Tudo pode ser uma fonte de informação, basta que consigamos decodificar as informações que nos são transmitidas.




REFERÊNCIAS


EGGERT, Gisela; MARTINS, Maria Emília Ganzarolli. Bibliotecário. Quem é? O que faz?. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 45-48, 1996.


LOPES, Alice Beatriz. Utilização o vídeo na compreensão pública. 2010. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/38044119/Inicio>. Acessado em: 02 de out. 2010


MORAN, José Manuel. O vídeo na Sala de Aula. Comunicação & Educação. São Paulo: Moderna. Jan./abr. 1995. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm>. Acessado em: 02 de out. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário