domingo, 24 de outubro de 2010

Jornais Digitais

As notícias no meio digital se popularizaram através dos jornais digitais que estão disponíveis em vários sites voltados para essa única finalidade de divulgar a informação diariamente.
Inicialmente, as empresas de jornais não exploraram toda a complexidade que a internet oferecia para a publiação das notícias. Elas se limitavam a simplesmente colocar na web a cópia dos jornais, com sua aparência semelhante a dos jornais.
Porém com o tempo começou-se a perceber que as notícias eram cada vez mais buscadas na Internet e que os jornais impressos estavam perdendo público para os jornais digitais.
Cada um desses tipos de jornais tem suas vantagens. O jornal impresso tem  a vantagem de estar em papel, e os jornalistas veem que ele deve se aprofundar nas notícias.
O jornal digital tem a vantagem do custo, da praticidade e todas as demais vantagens que sabemos que os meios digitais nos oferecem como rapidez e facilidade para a recuperação e armazenamento de informação. Os jornais digitais podem ter suas notícias atualizadas a qualquer momento e podem divulgar conteúdo a qualquer horário. Os jornais digitais tem maior possibilidade de serem dinâmicos. Inicialmente acreditava-se que eles seriam um suplemento aos jornais impressos, hoje já se vê que ele expandiu e isso não é mais possível.
Muitos usuários já utilizam os jornais digitais para se manterem informados ao invés de usarem os impressos. 
Assim como existem as previsões de que o livro impresso está para acabar, os jornais impressos estão fadados para o mesmo futuro. Acredita-se que devido ao grande avanço dos jornais digitais, o jornal  impresso logo terá seu fim.
Sem dúvida isso poderá acontecer no futuro. Atualmente em nosso país temos muitas desigualdades socio-econômicas para serem vencidas antes de sonharmos com a utopia de que toda as pessoas teram acesso aos últimos avanços tecnolõgicos.


Se o jornal impresso acabará e quando acabará, não podemos dizer. Mas o que podemos afirmar é que o jornal digital só tende a crescer e ir se tornando cada vez mais um eminente meio de comunicação e informação.
A notíca está a um clique de distância!


Exemplo de jornal impresso que se expandiu para o jornal digital
O GLOBO




REFERÊNCIAS




ALVES, Rosental Calmon. Jornalismo digital: Dez anos de web... e a revolução continua. Comunicação e Sociedade, v. 9-10, 2006, p. 93-102.




QUADROS, Claudia Irene de. Uma breve visão histórica do jornalismo on-line. Salvador, 2002.




MIELNICZUK, Luciana. Características e implicações do jornalismo na Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário