sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Biblioteconomia, Bibliotecários e Eu


 

Para minha formação de nível superior escolhi o curso de Biblioteconomia. A Biblioteconomia é uma das Ciências da Informação. Um bibliotecário não aprende, simplesmente, a colocar livros em estantes como muitos acham que é. A profissão se baseia em algo muito além disso. O profissional aprende a gerir informação, não importa em qual suporte ela está. O suporte pode ser livros, DVD´s, CD-Rom e etc. O bibliotecário trabalha com a informação que é um dado que ao ser transmitido ao usuário consegue ser codificado e vira conhecimento. A informação está presente em todo o lugar e qualquer um pode a fornecer. Porém o bibliotecário trabalha em a armazenar, classificar, recuperar e disseminar.

Um dos motivos que me levaram a escolher a Biblioteconomia foi meu gosto pelos livros. Adquiri, durante meu Ensino Médio, o hábito regular da leitura. Familiarizei-me com o ambiente da biblioteca. No início não distinguia como seria meu futuro profissional. Hoje em cada aula, eu vejo que minha escolha foi certa e o futuro fica mais nítido.

Um bibliotecário tem uma grande responsabilidade social e cultural. Ele pode auxiliar na socialização das pessoas usando a biblioteca onde trabalha, principalmente em públicas ou municipais. Participando de eventos sócio-culturais, além de promover a biblioteca, ele estará integrando e socializando as pessoas naquele e por aquele ambiente. A cultura pode ser promovida através da difusão de informação para a comunidade de usuários.

Quando um usuário vai a biblioteca, ele chega buscando respostas adequadas aos seus questionamentos. Então o profissional da Biblioteconomia, através do catálogo e outras ferramentas, acha a melhor informação para o usuário. Se tomarmos os estudantes como exemplo, claramente, podemos notar que para cada nível há informações mais adequadas. Não se pode dar um material de Ensino Médio para um aluno de Ensino Fundamental, ele não conseguirá codificar parte do material disponibilizado.

O bibliotecário tem papel fundamental na transmissão de informações. As bibliotecas são centros onde as pessoas têm acesso para evoluírem seu conhecimento. Não basta só disponibilizar material ou emprestá-lo, é preciso familiarizar o usuário na biblioteca. Acredito que serei uma boa bibliotecária pelo meu esforço em prestar um bom serviço para minha comunidade de usuários. Entendendo meu papel profissional em todas as suas vertentes, seja o lado social, a gestão da biblioteca ou o de conduzir o usuário para a informação que ele necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário