domingo, 26 de setembro de 2010

Banco de dados de imagens

A imagem nos meios digitais está ganhando importância. Elas como qualquer outro tipo de documento, tem seus problemas para ser armazenada e recuperada.  E tem se desenvolvido meios de armazená-la e torná-la disponível para o usuário. Esses meios são serviços de banco de dados de imagens. 
Esses bancos trabalhando armazenando imagens, em sua maioria fotos. Essas fotos podem ser tanto digitais quanto analógicas digitalizadas. Os usuários podem acessar desde sites que a oferecem gratuitamente ao público até as que cobram pela imagem. As fotografias analógicas são digitalizadas por softwares que escaneiam a foto reproduzindo ela no computador.
Um dos maiores banco de imagens do mundo é o Shutterstock e todos os dias são adicionadas milhares de imagens como fotografias, ilustrações entre outras.
No Brasil temos o banco Agência O Globo com cerca de 13 milhões de fotos. E o site FOLHAPRESS com 600mil imagens fotojornalísticas.




Através desses e outros banco de imagens que temos disponíveis na Internet, podemos ver como a imagem está se tornando eminente no contexto da informação.
Uma expressão muito conhecida no dito popular é que um gesto vale mais que mil palavras. Hoje podemos dizer que uma imagem está equivalendo a mil palavras. Claro que a imagem não irá substituir as palavras, pois são duas coisas que trabalhadas juntas e com moderação podem ser muito importantes para difundir a informação.
Voltando ao foco: imagem. Ao armazenar a imagem, ela também passar por um processamento técnico, ou seja, são classificadas, indexadas e catalogadas. Esse processo é necessário para a disponibilização ao usuário. Pois é aí que a foto irá ser inserida numa "categoria" para facilitar e permitir a busca dos usuários.
Porém ao trabalhar com imagens deve sempre ter cuidado com os direitos autorais. Em fotografias, as pessoas que aparecem nela devem estar cientes que sua imagem está ali.
Existem bancos de imagens pagos e gratuitos. Ambos tem suas qualidades, mas ao exibir a imagem desses bancos de dados, é recomendável que se cite a fonte.
Um exemplo de banco de imagem que pede que seja citado a fonte é o Senado Federal.

Nos banco de imagens conseguimos achar belas fotos de animais, pessoas, lugares e etc.
O limite está nas mãos dos fotográfos.


Exemplos de imagens tiradas do banco de imagens  Stockvault:






REFERÊNCIAS

ROZADOS, Helen Beatriz Frota. TEMA 3: Banco de Imagens Digitais.
                                                                                                                                         
BARBIERI, Cristina Correia Dias. et all. Gerenciamento eletrônico de documentos: criação de um banco de informações e imagens no Arquivo Permanente da UNICAMP. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, BIBLIOTECAS, CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MUSEUS, 1., 2002. Textos... São Paulo: Imprensa Oficial, 2002. P. 53-66.

CASTAÑO, Jesús E. Muñoz. Banco de imágenes: evaluación y análisis de los mecanismos de recuperación de imágenes. El profesional de La información, v. 10, n. 3, p. 4-18, marzo 2001.


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Biblioteconomia, Bibliotecários e Eu


 

Para minha formação de nível superior escolhi o curso de Biblioteconomia. A Biblioteconomia é uma das Ciências da Informação. Um bibliotecário não aprende, simplesmente, a colocar livros em estantes como muitos acham que é. A profissão se baseia em algo muito além disso. O profissional aprende a gerir informação, não importa em qual suporte ela está. O suporte pode ser livros, DVD´s, CD-Rom e etc. O bibliotecário trabalha com a informação que é um dado que ao ser transmitido ao usuário consegue ser codificado e vira conhecimento. A informação está presente em todo o lugar e qualquer um pode a fornecer. Porém o bibliotecário trabalha em a armazenar, classificar, recuperar e disseminar.

Um dos motivos que me levaram a escolher a Biblioteconomia foi meu gosto pelos livros. Adquiri, durante meu Ensino Médio, o hábito regular da leitura. Familiarizei-me com o ambiente da biblioteca. No início não distinguia como seria meu futuro profissional. Hoje em cada aula, eu vejo que minha escolha foi certa e o futuro fica mais nítido.

Um bibliotecário tem uma grande responsabilidade social e cultural. Ele pode auxiliar na socialização das pessoas usando a biblioteca onde trabalha, principalmente em públicas ou municipais. Participando de eventos sócio-culturais, além de promover a biblioteca, ele estará integrando e socializando as pessoas naquele e por aquele ambiente. A cultura pode ser promovida através da difusão de informação para a comunidade de usuários.

Quando um usuário vai a biblioteca, ele chega buscando respostas adequadas aos seus questionamentos. Então o profissional da Biblioteconomia, através do catálogo e outras ferramentas, acha a melhor informação para o usuário. Se tomarmos os estudantes como exemplo, claramente, podemos notar que para cada nível há informações mais adequadas. Não se pode dar um material de Ensino Médio para um aluno de Ensino Fundamental, ele não conseguirá codificar parte do material disponibilizado.

O bibliotecário tem papel fundamental na transmissão de informações. As bibliotecas são centros onde as pessoas têm acesso para evoluírem seu conhecimento. Não basta só disponibilizar material ou emprestá-lo, é preciso familiarizar o usuário na biblioteca. Acredito que serei uma boa bibliotecária pelo meu esforço em prestar um bom serviço para minha comunidade de usuários. Entendendo meu papel profissional em todas as suas vertentes, seja o lado social, a gestão da biblioteca ou o de conduzir o usuário para a informação que ele necessita.

sábado, 18 de setembro de 2010

Acervos fotográficos

No post sobre Blogs, Fotoblogs e Videologs vimos como funcionam os fotoblogs e em como as imagens são sua base de funcionamento. Nesse post falaremos sobre a importância do profissional da informação para gerir os acervos fotográficos.
 
Exemplo de máquina fotográfica analógica
A história da fotografia começou no século XIX, quando o francês Nicéphore Niépce fixou a primeira imagem fotográfica conhecida. Após ele, surgiram as câmeras fotográficas que foram tendo pequenos desenvolvimentos até chegarem às câmeras digitais.
A história da fotografia é marcada por diversos cientistas e começou ainda na Antiguidade com as camêras obscuras e os filósofos. Como toda descoberta, a fotografia foi um processo sendo desenvolvido ao longo dos anos.
Para conhecer melhor a história da fotografia clique aqui ou aqui.



Exemplo de camêra digital

 As câmeras digitais foram um marco para a história da fotografia, separando a era das fotografias analógicas e as digitais. Para saber sobre a diferença entre os dois tipos clique aqui. Desde seu surgimento, as fotografias se tornaram importante por sua capacidade de fixar a imagem real. Antes as pinturas sempre dependiam da habilidade e percepção do artista. As fotos exigem a percepção de quem às olha, é claro, que não ignoramos o fato de que uma foto pode ser manipulada.    

Exemplo de foto analógica
Exemplo de foto analógica

Exemplo de foto digital

O fotógrafo pode organizar a imagem que irá fotografar e hoje as fotos digitais permitem que se possa fazer diversas alterações nela com o uso de programas especializados, por exemplo, os photoshops.
A fotografia é uma fonte de informação e como tal pode ser trabalhada pelo profissional da informação.

 “ É sabida a importância dos acervos fotográficos nas instituições e organismos a serviço da informação como museus, arquivos, bibliotecas, escolas, municípios, órgãos estatais e empresas privadas, que acumulam e mantêm grandes coleções de fotografias, usadas para descrever os locais, as transformações e os eventos; explicas fenômenos científicos; como suporte pedagógico no contexto educacional; testemunhar acontecimentos históricos; auxiliar pesquisadores, enfim através da linguagem visual retratar a memória coletiva. Estabelecer uma política de recuperação de informação que contemple o pesquisador de imagens, é um dos desafios do profissional da informação [ . . . ] nesses acervos fotográficos. " (SILVA)

O profissional da informação deve ser um mediador entre o acervo e os usuários. Ao indexar arquivos fotográficos,deve fazer isso buscando atender ao usuário e sua percepção de imagem.
O profissional deve conhecer sua comunidade de usuários para saber qual é a melhor maneira de gerir a fotografia. Ao analisar uma imagem deve perceber o que a imagem expressa e em como passar isso aos seus usuários.
O acervo fotográfico é de importância pois, muitas vezes, a imagem pode complementar ou ser trocada por palavras. As fotos deixam salvo nosso cotidiano, nossa história.
Elas não são eternas, mas tem grande durabilidade se forem corretamente armazenadas. E aí é outra área que o profissional irá trabalhar. Fotos analógicas podem ter seus filmes e originais estragados, principalmente se entrarem em contato com fogo e água. As fotos digitais podem ter seu suporte perdido ou estragado.
Eternas ou não, assim como qualquer suporte de informação. O trabalho do profissional da informação é trabalhar com esse acervo para ajudar na transmissão de conhecimento.



REFERÊNCIAS

SILVA, Rosi Cristina da. O profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário: a experiêmcoa do acervo fotográfico da Fundação Joaquim Nabuco
OLIVEIRA, Erivam Morais de. Da fotografia analógica à ascensão da fotografia digital.

domingo, 5 de setembro de 2010

Avaliando outro blog


Tabela de avaliação do blog SuperDaHora. Visa responder de forma clara os critérios de avaliação do blog. Relação entre perguntas voltadas para os aspectos do blog e respostas para tais perguntas.A avaliação permite que se conheça de maneira mais ampla o blog.


 
INFORMAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS


Critérios para Avaliação de Blogs



              CRITÉRIOS
ANÁLISE
                                       Parâmetros gerais
Tipologia do blog (pessoal, institucional).Pessoal
Têm objetivos concretos e bem definidos? Sim.
Se os objetivos estão definidos, os conteúdos se ajustam a eles?Sim.
Existe uma política editorial de aceitação de contribuições?Não.
Tem domínio próprio?Sim.
Tem uma URL correta, clara e fácil de recordar?Não.
Mostra, de forma precisa e completa, que conteúdos ou serviços oferece?Sim.
A estrutura geral do blog está orientada ao usuário?Sim.
É coerente o desenho (layout) geral do blog?Sim.
É atualizado periódicamente?Sim.
Oferece algum tipo de subscrição?Sim.
                           Identidade, informação e serviços
A identidade do blog é mostrada claramente em todas as páginas?Sim.
Existe informação sobre (s) criador(es) do blog?Não.
Existe um logotipo?Sim.
O logotipo é significativo, identificável e visível?O logotipo é só para indicar a mudança do nome do blog.
Existe alguma forma de contato com os responsáveis pelo blog?Sim.
Nos posts:
- é mostrada claramente informação sobre o autor?Não.
- é mostrada claramente a data de publicação?Não.
- oferece links permanentes?Sim.
É dada informação sobre número de usuários registrados e convidados?Sim.
Existe um calendário de publicação?Sim.
Existe um arquivo onde consultar posts anteriores?Sim.
Existe alguma declaração ética?Não.
Oferece links para outros blogs?Não.
Oferece links externos a outros recursos de informação?Não.
Apresenta uma lista de palavras-chave para cada post?Não.
Está traduzido em outros idiomas?Não.
Existe algum tipo de controle sobre conteúdos polêmicos?Não.
Possui uma seção de ajuda?Não.
O link da seção de "Ajuda" está colocado em uma zona visível?Não tem seção de ajuda.
Oferece uma vista prévia antes de publicar?Sim.
Existe algum tipo de buscador?Sim.
O buscador encontra-se facilmente acessível?Sim.
Permite a busca avançada?Não.
Mostra os resultados de forma compreensível para o usuário?Sim.
Dispõe de ajuda para realizar a busca?Não.
Qual o número médio de comentários? (calcular sobre os 10 últimos posts).A média de todo o blog é um comentário por artigo.
                                      Estruturas e navegação
A estrutura de organização e navegação está adequada?Sim.
Tem algum sistema de navegação distinto da navegação por datas?Sim, navegação por temáticas.
Os posts estão classificados tematicamente?Sim.
Que número de clics são necessários para ver os comentários aos posts?Um.
Os links são facilmente reconhecíveis como tais?Sim.
A caracterização dos links indica seu estado (visitados,ativos etc.)?Não.
Existem elementos de navegação que orientem o usuário sobre onde está e como desfazer sua navegação?Não.
Existem páginas "órfãos"?Não.
                                         Layout da página
São aproveitadas as zonas de alta hierarquia informativa da página para conteúdos de maior relevância?Nas zonas altas estão divulgados os posts mais recentes.
Foi evitada a sobrecarga informativa?Não, pois na primeira página já mostra um excesso de posts para acessar.
É uma interface limpa, sem ruído visual?Sim.
Existem zonas em "branco" entre os objetos informativos da página, para poder descansar a vista?Não.
É feito um uso correto do espaço visual da página?Sim.
É utilizada corretamente a hierarquia visual para expressar as relações do tipo "parte de" entre os elementos da página?Não.
                                        Acessibilidade
O tamanho da fonte foi definido de forma relativa?Sim.
O tipo de fonte, efeitos tipográficos, tamanho da linha e alinhamento empregados facilitam a leitura?Não.
Existe um alto contraste entre a cor da fonte e o fundo?Sim, fundo branco e fonte preta.
Inclui um texto alternativo que descreve o conteúdo das imagens apresentadas?Não.
O site web é compatível com os diferentes navegadores?Sim.
Visualiza-se corretamente com diferentes resoluções de tela?Sim.
Pode-se imprimir a página sem problemas?Sim, é possível imprimir a página.
                                          Visibilidade
Twitterhttp://twitter.com/hatabosa
Orkuthttp://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=1099426096302709240
Facebookhttp://pt-br.facebook.com/people/Hamilton-Rodrigues-Tabosa/1190896114
                   Avaliação global (comentário pessoal)

Gostei do blog dividir seus posts por temática. Geralmente, muitos blogs tendem a deixar somente o arquivo disponível para seus usuários. Isso permite uma recuperação mais eficiente de informação para o usuário.

Os posts contem assuntos interessantes e estão bem apresentados. E é sempre bem explorado o assunto. O conteúdo de outras fontes também é de qualidade.
Avaliado por: Gabriela da Silva Giacumuzzi
Data da avaliação: 05. Ago. 2010

 

Fonte

Adaptado de: JIMÉNEZ HIDALGO, Sonia; SALVADOR BRUNA, Javier. Evaluación formal de blogs con contenidos académicos y de investigación en el área de documentación. El Profesional de la Información, v.16, n. 2, p. 114-122, mar./abr. 2007.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Avaliando um blog


Tabela de avaliação do blog da Biblioteca Central da UFRGS. Visa responder de forma clara os critérios de avaliação do blog. Relação entre perguntas voltadas para os aspectos do blog e respostas para tais perguntas.A avaliação permite que se conheça de maneira mais ampla o blog.

 
INFORMAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS

 
Critérios para Avaliação de Blogs

 

CRITÉRIOS
ANÁLISE
Parâmetros gerais
Tipologia do blog (pessoal, institucional).Institucional.
Têm objetivos concretos e bem definidos? Sim. Seu objetivo é divulgar notícia sobre seu acervo e qualquer coisa que possa interessar seu usuário.
Se os objetivos estão definidos, os conteúdos se ajustam a eles?Sim.
Existe uma política editorial de aceitação de contribuições?Não.
Tem domínio próprio?Não.
Tem uma URL correta, clara e fácil de recordar?Sim
Mostra, de forma precisa e completa, que conteúdos ou serviços oferece? Sim, o blog mostra.
A estrutura geral do blog está orientada ao usuário?Sim.
É coerente o desenho (layout) geral do blog?O layout é bem sóbrio, adequado para o blog.
É atualizado periódicamente?Sim, desde 2005.
Oferece algum tipo de subscrição?Não.
Identidade, informação e serviços
A identidade do blog é mostrada claramente em todas as páginas?Sim.
Existe informação sobre (s) criador(es) do blog? Por ser um blog institucional, não mostra seus criadores, quem mantém é a instituição. Mas tem links que direcionam ao perfil de colaboradores.
Existe um logotipo?Não.
Existe alguma forma de contato com os responsáveis pelo blog?Não, e nem tem o contato da biblioteca no blog.
Nos posts:
- é mostrada claramente informação sobre o autor?Só é dito o nome do autor do post, mas não contém informação sobre ele.
- é mostrada claramente a data de publicação?Sim.
- oferece links permanentes?Em sua maioria sim.
É dada informação sobre número de usuários registrados e convidados?Não, não mostra os usuários e nem seguidores do blog.
Existe um calendário de publicação?Sim, os post estão em ordem cronológica invertida.
Existe um arquivo onde consultar posts anteriores?Sim, e é bem visível no blog.
Existe alguma declaração ética?Não.
Oferece links para outros blogs?Sim, só para um blog.
Oferece links externos a outros recursos de informação?Sim. Oferece links externos para o site da Biblioteca Central da UFRGS e para seu catálogo.
Apresenta uma lista de palavras-chave para cada post?Não tem palavras-chaves nos posts.
Está traduzido em outros idiomas?Não.
Possui uma seção de ajuda? Não.
Oferece uma vista prévia antes de publicar?Não.
Existe algum tipo de buscador?Sim, ele faz busca no conteúdo do próprio blog.
O buscador encontra-se facilmente acessível?Sim.
Permite a busca avançada?Não.
Mostra os resultados de forma compreensível para o usuário?Sim, mostra uma listagem dos posts que contém o assunto digitado no buscador
Dispõe de ajuda para realizar a busca?Não.
Qual o número médio de comentários? (calcular sobre os 10 últimos posts). Não possui comentários. Não é disponibilizado isso ao usuário.
Estruturas e navegação
A estrutura de organização e navegação está adequada?Sim, é igual a de um blog padrão.
Tem algum sistema de navegação distinto da navegação por datas?Não tem.
Os posts estão classificados tematicamente?Os posts não tem classificação.
Que número de clics são necessários para ver os comentários aos posts?Não tem comentários.
Que número de clics são necessários para fazer comentários aos posts?Não é possível fazer comentários.
Os links são facilmente reconhecíveis como tais?Sim, são facilmente reconhecidos.
A caracterização dos links indica seu estado (visitados,ativos etc.)?Não.
Existem elementos de navegação que orientem o usuário sobre onde está e como desfazer sua navegação?O único elemente que orienta o usuário é o arquivo.
Existem páginas "órfãos"?Não.
Layout da página
São aproveitadas as zonas de alta hierarquia informativa da página para conteúdos de maior relevância?Sim, os posts são bem usados.
Foi evitada a sobrecarga informativa?Sim, o conteúdo está bem dividido em posts.
É uma interface limpa, sem ruído visual?Sim, é bem limpa.
Existem zonas em "branco" entre os objetos informativos da página, para poder descansar a vista?Não,são zonas muito pequenas.
É feito um uso correto do espaço visual da página?É usado o espaço regularmente.
É utilizada corretamente a hierarquia visual para expressar as relações do tipo "parte de" entre os elementos da página?Sim.
Acessibilidade
O tamanho da fonte foi definido de forma relativa?
O tipo de fonte, efeitos tipográficos, tamanho da linha e alinhamento empregados facilitam a leitura? Todos os itens aparentam ter o objetivo de facilitar a leitura.
Existe um alto contraste entre a cor da fonte e o fundo?O fundo do post é branco e a letra preta. É uma combinação que estamos acostumados no papel, e como são cores opostas existe um alto contraste.
Inclui um texto alternativo que descreve o conteúdo das imagens apresentadas?Não.
O site web é compatível com os diferentes navegadores?Sim.
Visualiza-se corretamente com diferentes resoluções de tela?Sim, a visualização é possível por mais de um tipo de tela com boa resolução.
Pode-se imprimir a página sem problemas?Sim, pode-se imprimir o conteúdo sem problemas.
Visibilidade
Link: Google.Não tem.
Link: Yahoo.Não tem.
Link: MSN.Não tem.
PageRankNão tem.
Twitterhttp://twitter.com/bc_ufrgs
YouTubeNão tem.
OrkutNão tem.
FacebookNão tem.
UnikNão tem.
Avaliação global (comentário pessoal)

O blog tem um bom conteúdo. É rico em material.

Já está funcionando há cinco anos e agora se pode perceber que está mais atuante pelo seu número maior de posts.

Suas notícias são atuais e são úteis para seus usuários. Não só para bibliotecários mas como outros profissionais que buscam uma boa fonte de informação.
Avaliado por: Gabriela da Silva Giacumuzzi
Data da avaliação: 02. Set. 2010

 

Fonte

Adaptado de: JIMÉNEZ HIDALGO, Sonia; SALVADOR BRUNA, Javier. Evaluación formal de blogs con contenidos académicos y de investigación en el área de documentación. El Profesional de la Información, v.16, n. 2, p. 114-122, mar./abr. 2007.