Esses sites são famosos exemplos de redes sociais.
As redes sociais permitem que os usuários interajam entre si, que criem grupos de discussão para trocarem informações referentes aos seus interesses.
Apesar de nesses meios circular muitos assuntos banais é inegável que também circulam informações. A maior parte das redes sociais podem ser acessadas simplesmente se fazendo uma conta para ter acesso e manter seus dados salvos.
As redes sociais estão consagradas como uma excelente ferramenta de interação social. Apesar de muitas das relações ficarem somente no meio virtual, algumas chegam a vida real.
As redes sociais possuem seus malefícios e benefícios como todas as coisas. Malefícios é que não temos certeza de com quem estamos interagindo e não podemos levar todas as informações recebidas como verdades universais. O fato de podermos nos comunicar com pessoas de qualquer lugar do mundo é visto como um dos principais benefícios dessas redes sociais virtuais.
É preciso sempre separar o virtual do real, mesmo que o virtual ás vezes pareça muito mais real do que a realidade em si.
O profissional da informação pode usar essas redes sociais como ferramenta de trabalho. Mesmo que muitas dessas interações sejam apenas transitórias, devido a grande circulação de pessoas nelas, os profissionais da informação podem usá-las como estratégia de marketing ou sistema de referência online para atender sua comunidade de usuários.
A gama de serviços que podem ser oferecidos nessas redes sociais não tem limite, depende muito do profissional e da instituição para qual ele trabalha.
RERERÊNCIAS
AMARAL, Viviane. Redes: uma nova forma de atuar.
ARCE, Maria Vanessa Sánchez; PÉREZ, Tomás Saorín. Las comunidades virtuales y los portales como escenarios de gestión documental y difusión de información. Anales de Documentación, n. 4, 2001, p. 215-227.
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