Nos posts passados falamos sobre Jornais Digitais e Jornais Digitais Internacionais. Hoje comentaremos sobre os jornais digitais nacionais.
Vários jornais brasileiros estão disponibilizando seu conteúdo na integra na Internet. Isso contribui muito para a disseminação da informação.
Para a Biblioteconomia isso se torna algo que deve ser pensado, nós bibliotecários gerimos a informação e não podemos ignorar a informação online, principalmente quando ela está sendo acessado por um número crescente de usuários.
Alguns jornais digitais nacionais são: Zero Hora, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Estado de Minas, Correio Brasiliense, O Globo.
A Zero Hora é um jornal gaúcho mantido pelo Grupo RBS que passou a disponibilizar seu conteúdo na Internet a partir de setembro de 2007.
Jornal do Brasil, é um jornal publicado desde 1891 no Rio de Janeiro. É o primeiro jornal totalmente digita do país e está na rede desde 1995.
Folha de São Paulo foi fundado em 1921 e o Estado de São Paulo foi em 1875. Ambos são jornais com sede em São Paulo.
Estado de Minas foi fundando em 1928, e está disponível online desde 1997.
Esses são só alguns. Mas através deles podemos notar que no Brasil a tendência para colocar os jornais no meio online começou na década de 90.
O site da Zero Hora oferece uma gama de possibilidades aos seus usuários. Ele tem uma sessão para vídeos, outra para colocar ofertas de emprego. Tudo sempre voltado para tornar as notícias mais acessíveis e não só para os gaúchos, mas para todo o mundo.
O jornal digital elaborou toda uma sessão para a Feira do Livro que ocorre em Porto Alegre que pode ser visto aqui.
Referências
ALVES, Rosental Calmon. Jornalismo digital: Dez anos de web... e a revolução continua. Comunicação e Sociedade, v. 9-10, 2006, p. 93-102.
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. TEMA 8: Jornais Digitais Nacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário