terça-feira, 21 de junho de 2011

Biblioteconomia, Bibliometria e Estatística


Um assunto de suma importância na área da Biblioteconomia, é o planejamento para aquisições de material bibliográfico em bibliotecas universitárias.
A biblioteca universitária tem como função disponibilizar a comunidade acadêmica o material bibliográfico necessário para o estudo, tanto para o público docente quanto o discente. Ela é especializada numa ou em várias áreas específicas do saber, e precisa disponibilizar em seu acervo as bibliografias das aulas que são ministradas nas universidades.
Para tal coisa, não basta somente termos uma listagem de livros ou periódicos para adquirir. É preciso que haja estudo do material que será de fato usado, e de quais livros podem contribuir para a qualidade do acervo.
Não esquecendo o caráter interdisciplinar do trabalho bibliotecário, podemos usar a estatística como uma ferramenta gerencial para estabelecermos planejamentos de aquisição de acervo. E podemos ver claramente a relação que a estatística pode ter, e deveria ter, com as bibliotecas através da bibliometria.
O bibliotecário que agrega diversos saberes para seu trabalho na biblioteca estará mais apto para prestar um serviço de qualidade, e a Estatística é um saber que pode auxiliar o cotidiano biblioteconômico.
A bibliometria é os métodos estatísticos usados para se estabelecer dados quantitativos sobre o fluxo informacional na biblioteca. Com esses métodos podemos ver de forma numérica a informação que está contida no acervo. Podemos perceber quais autores, livros e periódicos são mais citados em referências bibliográficas, consequentemente, tais informações são úteis para a aquisição de material relevante para a biblioteca. Sendo que relevante é um material de qualidade que será usado pela comunidade de usuários e não será somente mais um na estante, será um livro que irá contribuir com a disseminação de informação.
            Ao termos esses dados numéricos podemos usá-los para formar as estratégias de aquisição. A Estatística nesse contexto biblioteconômico serve para auxiliar o bibliotecário a ver de forma quantitativa os livros que são mais relevantes, mais citados ou pedidos pelos usuários. A Estatística se faz uma ferramenta útil por esses fatores na serviço de aquisição de acervo nas bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário