Marketing não é somente uma ferramenta que usamos para aumentar vendas ou para fazer propagandas, ele é guiado pelo produto que por si só é guiado pelo cliente. Através de marketing pode-se saber quais são seus públicos-alvos e assim elaborar maneiras de seu produto chegar até ele.
O Marketing pode ser usado tanto em instituições lucrativas quanto as não-lucrativas, pois seu objetivo não é fazer dinheiro, e sim obter a satisfação do cliente. O marketing é uma ferramenta de gestão voltado para o cliente e suas necessidades. Sendo que suas pesquisas de mercado refletem no que os potenciais clientes buscam.
Na Ciência da Informação, que disponibiliza um serviço,um bem intangível para os seus usuários é possível também usar o marketing em suas gestões. Muitos centros de informação podem aderir ao marketing, pois ele pode vir a se tornar uma ferramenta muito útil na gestão da instituição.
Segundo Amaral (2007), marketing da informação é a aplicação da filosoia de marketing para alcançar a satisfação dos públicos da organização, facilitando a realização de trocas entre a organização e o seu mercado, que se concretiza por meio de análise, do planejamento e da implementação de atividades pra criar produtos/serviços informacionais, distribui-los, definir os seus preços e as formas de sua divulgação no negócio da informação, seja no âmbito da informação tecnológica, científica, organizacional, comunitária, utilitária ou da informação para negócios.
Os centros de informações podem optar por planejamentos de marketing devido a grande ocorrência que tem surgido. Internet e outras instituições, muitas veze podem levar a comunidade de usuários a não buscar os serviços das bibliotecas como primeira opção. Com o marketing da informação, passa-se a vincular a imagem da informação como ela é. Agregando novos valores nos usuários e criando neles maior consideração pela biblioteca e, principalmente, para seus serviços.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMARAL, Sueli Angelica do. Marketing na ciência da informação. Brasília: Ed. UnB, 2007.
HERRERA, Wagner. Marketing: Contextualização. 2007. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Marketing_Contextualizacao.htm. Acesso em: 15 mar. 2011.
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